Por isso não marcarei nenhuma das @ envolvidas pq ambas foram superficiais demais nas análise. O processo de morte encefálica e de doação de órgãos é regido pela resolução n° 2173 de 23/11/2017 https://xn--sade-rra.rs.gov.br/upload/arquivos/carga20171205/19140504-resolucao-do-conselho-federal-de-medicina-2173-2017.pdfsaúde.rs.gov.br/upload/arquivo …
-
-
Prikaži ovu nit
-
A doação de órgãos em doadores falecidos cuja morte cerebral foi detectada, é o fim de uma cadeia muito densa e intrincada que envolve muita gente e especialmente pessoas extremamente fragilizadas. Umas pelo luto, umas pela doença cujo transplante é a última opção (+)
Prikaži ovu nit -
A venda de órgãos não pode ser levada pelo debate do liberalismo econômico e sim, pelo debate da saúde, determinantes sociais, biológicos e culturais da saúde.
Prikaži ovu nit -
Permitir que uma pessoa em fragilidade econômica possa se valer da venda de um órgão duplo (como rim) é, além de nefasto, submetê-la a um risco da própria saúde, imediato e futuro.
Prikaži ovu nit -
Imaginemos que ela se submeta, no desespero, a vender um rim e que: 1) ocorra uma complicação operatória e ela morra. 2) no futuro ela desenvolva doença renal e precise ela mesmo de um transplante. 3) na vigência de uma sepse o rim único entra em falência com piora do prog.
Prikaži ovu nit -
Uma pessoa em situação de fragilidade financeira não deve tomar decisões que possam prejudicá-la. É abjeta, nojenta, repulsiva a ideia de "sair com um dinheiro no bolso" A doação assim se chama pq ela depende da vontade espontânea.
Prikaži ovu nit -
Dizemos no processo, que ofertamos a oportunidade de doação, pq a própria doação traz efeito terapêutico à família do doador. É uma relação de ajuda mútua.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6069040 …
Prikaži ovu nit -
Saúde é um direito e não uma mercadoria. Não é humanamente ético imprimir relação financeira a um processo que envolve sofrimento humano. Sou defensor e militante do SUS e trabalho ativamente neste processo. As pessoas deveriam estudar antes de falar merda.
Prikaži ovu nit -
Poderiam ir às verdadeiras raízes do empobrecimento, da superexploração de trabalhador@s, à perda de direitos sociais adquiridos, ao avanço da saúde privada e complementar que enfraquece o SUS, etc. Esse "dinheiro no bolso" pode vir de outras fontes que não o sofrimento.
Prikaži ovu nit -
Defender venda de órgãos alegando "meu corpo, minhas regras" é só falácia liberal e intelectual por aplainar um debate muito mais profundo. Estou a disposição para dúvidas honestas
Prikaži ovu nit -
Nesse tema, costumo citar Garcia Marquez. Ele dizia que seu avô de vez em quando se curvava muito. Nessas ocasiões, ele perguntava: "o que houve". O avô respondia: "Não sabes qto pesa um morto". Esse liberal de merda tem que aprender a falar do que sabe antes de "lacrar"
Prikaži ovu nit -
E para quem não sabe, o país do mundo com maior taxa de doação por milhão de habitantes é a Espanha. E lá não há comercialização de órgãos, liberal de merda. Confronte dados com outros dados.
Prikaži ovu nit -
É tão absurda essa idéia, tão absurda que imaginem o "tabelamento de preços". Um rim: R$ 1000 reais. Imaginem também quem compraria e quem venderia. Isso é política de extermínio de pobres, e não da pobreza.
Prikaži ovu nit -
Não esperava tanta repercussão. Muitas dúvidas surgindo. Muitas críticas e questionamentos. Faço parte da equipe do
@MedicinaEmDBT E acabamos de decidir por gravar um episódio extra hoje sobre o tema da doação de. órgãos. Colem lá que será bem mais completoPrikaži ovu nit -
Países com melhores índices de doação do mundo (Espanha, Croácia e EUA) são referências mundiais e melhoraram seus índices de doação sem passar pela alternativa comercial. A ONT (setor de saúde pública responsável pelo transplante) é prova disso
Prikaži ovu nit
Kraj razgovora
Novi razgovor -
Čini se da učitavanje traje već neko vrijeme.
Twitter je možda preopterećen ili ima kratkotrajnih poteškoća u radu. Pokušajte ponovno ili potražite dodatne informacije u odjeljku Status Twittera.
Utilidade pública sobre a questão da venda de órgãos