A comunidade de FS está pejada de gente de esquerda, diria até que é a maioria. Mas não deixa de ser uma iniciativa libertária (mais do que liberal, até). Apenas deixa de o ser quando querem impor à força o uso de FOSS: aí passa a ser tudo menos liberal.
-
-
Replying to @mlopes @afonsojferreira and
Ninguém quer impedir à força a utilização de Software Livre a outros indivíduos, apenas ao Estado (que não é um individuo e por isso não tem direitos como os dos indivíduos e tem obrigações perante toda a comunidade que os individuos também não têm).
2 replies 0 retweets 1 like -
Replying to @DMConstantino @afonsojferreira and
Conheço bem o que se propunha, inclusive obrigar fornecedores do Estado a terem de usar SL, mesmo quando não fazia qualquer sentido porque a alternativa em SL era tecnicamente fraca ou não existia suporte. E também sei como acabou a experiência em Munique, que na altura apoiei.
1 reply 0 retweets 1 like -
Replying to @mlopes @DMConstantino and
"In companies the law ensures that marginalised people are treated appropriately, and progress is slow but we’re getting there. In FOSS the only tool we have is user pressure, and it’s not working."https://medium.com/@cassolotl/on-foss-as-a-capitalism-like-structure-baf89973c6a1 …
2 replies 0 retweets 4 likes -
Replying to @catarinamaia @mlopes and
O Software Livre não é nem anti, nem pró capitalista. O Software Livre não pretende lidar com modelos económicos. Quem acha que é uma coisa ou outra não compreende o SL. O Software Livre pretende dar e potenciar o controlo dos computadores a quem os computadores pertencem.
1 reply 0 retweets 0 likes -
Replying to @DMConstantino @catarinamaia and
O Software Livre é regulado pela Lei, logo para começar pelo Direito de Autor, depois por leis que regulam a forma como software funciona e/ou pode ser desenvolvido para determinados sectores de atividade, e organizações que o desenvolvem, ou financiam, também são reguladas.
1 reply 0 retweets 0 likes -
Replying to @DMConstantino @mlopes and
Nenhuma licença FOSS foi alguma vez litigada em PT. Como sabe, a Lei é de cada Estado. Nem a EUPL, supostamente mais compatível com as leis europeias, é mt adoptada. Essa regulação n tem levado à ausência de bugs ou de suporte em mtos FOSS.
2 replies 0 retweets 1 like -
Replying to @catarinamaia @mlopes and
Nenhuma licença de nenhum tipo precisa de ser litigada para ser totalmente válida, só precisa de cumprir a Lei. O facto de nunca ter havido litigação comprova que as pessoas que por elas são reguladas reconhecem o seu valor e não querem sequer desafiar.
1 reply 0 retweets 0 likes -
Replying to @DMConstantino @mlopes and
Isso n é verdade. Há um desconhecimento enorme de compliance com as FOSS - seja nas universidades, seja nas empresas.
2 replies 0 retweets 0 likes -
Replying to @catarinamaia @DMConstantino and
E de tal forma há problemas de compliance a nível mundial que a própria
@linuxfoundation lançou recentemente o Automated Compliance Tooling project. O facto é que há litígios de licenças FOSS na Alemanha e nos EUA: https://resources.whitesourcesoftware.com/blog-whitesource/the-100-million-case-for-open-source-license-compliance … ou os casos do Harald Welte.1 reply 0 retweets 0 likes
Há casos em tribunal, mas isso é raro. Há várias organizações a fazerem compliance (sempre houve) isso não prova que seja uma preocupação particularmente grande.
-
-
Replying to @DMConstantino @catarinamaia and
A parte da automação está relacionada com tornar os processos eficazes, eficientes, integrados e menos dependes de intervenção humana. Não com haver um problema particularmente grande.
0 replies 0 retweets 0 likesThanks. Twitter will use this to make your timeline better. UndoUndo
-
Loading seems to be taking a while.
Twitter may be over capacity or experiencing a momentary hiccup. Try again or visit Twitter Status for more information.


